A Comunidade de Logística Ferroviária (CLF) já tem data para a sua apresentação oficial: É já no dia 2 de abril, às 11:00 horas, na Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos.
A Comunidade de Logística Ferroviária (CLF), cuja criação foi oficializado no arranque de Janeiro de 2025, já tem data para a sua apresentação oficial: É já no dia 2 de abril, às 11:00 horas, na Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos.
Esta nova entidade foi criada para dinamizar e para afirmar o transporte ferroviário enquanto pilar fundamental do ecossistema logístico português, tendo, por base, uma perspetiva integradora, transversal e inclusiva. Entre as prioridades estratégicas da comunidade está a aposta no fomento da Intermodalidade e da Multimodalidade - conceitos essenciais para o progresso logístico nacional.
No dia 2 de abril, às 11:00 horas, na Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos, a nova entidade, que contará com a presidência de António Nabo Martins (em representação da APAT, membro fundador) e que conta entre os membros fundadores com empresas e entidades como SPC, APEF, AGEPOR, Yilport Iberia, TMIP, O.J.E Logistics, as administrações portuárias APSS,e APDL e a APTMCD, dá-se a conhecer ao mercado, neste encontro que após os discursos institucionais, termina com um almoço volante.
No leque de objetivos da Comunidade de Logística Ferroviária está o fomento do desenvolvimento da logística ferroviária em Portugal; contribuir para a racionalização, eficiência e desburocratização de procedimentos administrativos relacionados com a logística ferroviária; assim como promover o conhecimento sobre as infraestruturas existentes e apoiar estudos para a implementação de novas.