O
IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes esteve presente no
Joint Working Group on TEN-T Transport Infrastructure Climate Resilience, um evento da Comissão Europeia, organizado em conjunto com os Coordenadores dos Corredores Europeus de Transporte Atlântico (Carlo Secchi) e Mediterrâneo (Mathieu Grosch), que se realizou no passado dia 11 de março, na cidade de Valência, em Espanha.
Os técnicos da Direção de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva do IMT, participaram neste evento dedicado à resiliência das infraestruturas, nas suas diversas vertentes, designadamente no planeamento, na gestão da adaptação, nos custos da adaptação e na preparação para fenómenos climáticos com impacto nas infraestruturas de transporte de passageiros e mercadorias. A escolha de
Valência para debater esta temática «é especialmente simbólica», explicou o IMT nas redes sociais, tendo em conta a catástrofe originada pela tempestade
DANA que atingiu a região em Outubro do ano passado. Após a reunião, realizou-se uma visita técnica ao porto de Valência, notável por ser o principal porto espanhol no que toca à movimentação de carga contentorizada.
Recorde-se que, ainda durante o passado mês de Março, a depressão 'Martinho' assolou o território português e semeou estragos por várias regiões. Devido à intensa chuva e aos ventos forts, os relatos de incidências problemáticas foram uma constante durante vários dias, com acessibilidades cortadas, constrangimentos na mobilidade de pessoas e mercadorias e danos materiais avultados.