X




X

ANA Aeroportos e Mesa investem 60 milhões no Aeroporto de Beja

24 Mar
Através de um comunicado conjunto, a ANA Aeroportos e a Mesa revelaram, no decorrer da semana passada, a formalização de um acordo com vista à construção de um segundo hangar no Aeroporto de Beja, mediante um investimento de cerca de 60 milhões de euros que permitirá «triplicar a capacidade de manutenção, reforçando o papel do aeroporto como polo de desenvolvimento aeroespacial e industrial na Europa».
 
Esta futura infraestrutura terá 11.000 metros quadrados e situar-se-á perto das atuais instalações da empresa, permitindo a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus. Este investimento vai abrir a porta ao reforço da «capacidade de prestação de serviços, incluindo manutenção pesada e em linha, modernização de interiores, substituição de motores e trens de aterragem, testes hidráulicos, correção de avarias e inspeções baroscópicas de motores», explicou a Mesa, empresa que faz parte do grupo Hi Fly.

A companhia ANA Aeroportos, detida pela francesa Vinci Airports, vincou, no seguimento deste anúncio, que «a aposta tem sido no desenvolvimento de atividades aero-industriais, como a manutenção de aeronaves, reciclagem e operações de carga aérea especializada»; reagindo a esta revelação, o antigo Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, saudou o investimento, lembrando que o aeroporto tem um posicionamento geográfico pertinente, beneficiando «da ligação ao Porto de Sines e do reforço da infraestrutura logística e do terminal de carga». A Câmara Municipal de Beja também elogiou a importância do investimento.

«É com grande satisfação que assistimos à consolidação do Aeroporto de Beja como uma importante plataforma europeia na área da reparação e manutenção de aeronaves», declarou o presidente do município, Paulo Arsénio, através de comunicado no qual ressalva a importância do investimento para o desenvolvimento da região. Paulo Arsénio adiantou ainda que «caberá agora à MESA a apresentação de um projeto de arquitetura e de especialidades do novo hangar à ANA, para apreciação e eventual validação».

Foto: Vinci Airports 

Ajude-nos a crescer