Porto de Aveiro lançou concurso público para a 'Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro', com um investimento previsto de 8,1 milhões de euros.
É mais um vital passo na descarbonização das suas operações: o Porto de Aveiro lançou o concurso público para a 'Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro', com um investimento previsto de 8,1 milhões de euros e prazo de execução de 480 dias.
Porto de Aveiro empenhado na «neutralidade carbónica»
O concurso, vincou a administração portuária aveirense via comunicado, «representa o segundo passo concreto no reforço da infraestrutura elétrica do porto» prosseguindo a empreitada lançada em março passado, para a 'Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA'. Esta primeira fase prevê a construção de uma linha de alta tensão, parcialmente subterrânea e parcialmente aérea, que fará a conexão entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura subestação, que agora vai a concurso.
Desta feita, o Porto de Aveiro prepara o aumento signicativo da sua capacidade «em fornecer e receber energia elétrica, colmatando as atuais limitações da infraestrutura existente, que condicionam a expansão e modernização das atividades portuárias». No topo das prioridades está a «implementação de soluções como o On Shore Power Supply (OPS) — fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua permanência no porto —, permitindo a redução de fontes de energia fósseis e, consequentemente, das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)».
O porto aveirense salienta que a aposta na subestação elétrica enquadra-se nas metas estratégias de Descarbonização e Sustentabilidade, plasmadas no objetivo da «neutralidade carbónica até 2050». Através deste investimento, o Porto de Aveiro «reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a competitividade do sistema portuário nacional, contribuindo para uma economia mais verde e resiliente», pode ler-se na nota de imprensa divulgada.