A obra, promovida pela APDL, tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão.
Já se encontram em pleno andamento os trabalhos para a implementação do Porto Seco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal. A obra, promovida pela APDL, tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão.
Os trabalhos implicam a extensão das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de cargas com cerca de 30 mil m2, dois edifícios de apoio operacional e um conjunto de infraestruturas associadas, como controlos de acessos e videovigilância.
O Porto Seco da Guarda - um projeto que a APAT considera extremamente estratégico e útil - prevê ainda arranjos urbanísticos na envolvente da obra, dos quais se destacam as barreiras acústicas, com um design integrado na paisagem, e a interligação com a ciclovia existente.
O projeto insere-se na «estratégia de crescimento da APDL, potenciando o aumento do hinterland do Porto de Leixões, ampliando significativamente a sua área de captação de carga. Por outro lado, a ligação da região da Guarda a um terminal marítimo como o porto permitirá dinamizar a economia da região, ao facilitar os processos de importação e exportação do tecido empresarial», explicou a APDL.
«Ao incentivar o transporte de mercadorias através da ferrovia, a APDL está igualmente a promover uma logística mais sustentável uma vez que, o transporte ferroviário emite nove vezes menos de dióxido de carbono que o transporte rodoviário e um único comboio de mercadorias pode transportar o equivalente a cerca de 80 camiões», lê-se ainda no comunicado da administração portuária.