O Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco da segunda edição do
workshop 'Portugal & Reino Unido - Parcerias Estratégicas', organizado pela Associação Comercial do Porto, pela Câmara de Comércio Luso-Britânica e pela Associação dos Transitários de Portugal (APAT). O contributo da APAT materializou-se na intervenção de Inês Simões Carneiro, Responsável Regional Norte, versando sobre o Import Control System 2.
Ciente da importância deste novo
upgrade ao sistema de informação Import Control System, a APAT voltou a abordar o tema para, ao detalhe, explicar tudo aquilo que a mudança para o ICS 2 representa para os diferentes elos das cadeias de abastecimento e que transformações (e obrigações) podem as empresas esperar. Inês Simões Carneiro efetuou uma pormenorizada explanação e explicação sobre o tema.
O
workshop contou com a apresentação de vários casos práticos, nos quais foram analisadas diferentes perspetivas dentro do contexto de cooperação e comércio bilateral entre Portugal e o Reino Unido: Portugal Foods (por intermédio de Deolinda Silva), Corticeira Amorim (representada por Celina Rodrigues), Garland Customs Solutions (na pessoa de Rita Abreu), AICEP (que contou com a presença de Joana Gaspar) e A&M Transitários (representada por Jorge Ferreira) deram a sua visão sobre a dinâmica comercial Portugal-Reino Unido.
Findadas as apresentações, foi organizada uma mesa-redonda cujo objetivo passou por misturar diferentes pontos de vista, experiências e projeções para o futuro desta relação comercial histórica, num período de disrupções globais constantes, cinco anos após a oficialização do Brexit. O debate foi organizado e moderado por Bruno Falcão Cardoso, Responsável pela Comunicação e Marketing da APAT.