X




X

Duo Trailers: trunfo urgente para a Sustentabilidade e Eficiência em Portugal

06 Nov
A urgência da adopção dos Duo Trailers é, para Joaquim Vale, essencial: para aportar maiores índices de sustentabilidade, eficiência e rentabilidade ao transporte de mercadorias por rodovia.
Durante a mesa-redonda 'Transporte, Logística e Eficiência Operacional', no âmbito do evento Logipack, que decorreu na FIL, em Lisboa, Joaquim Vale, administrador do Grupo Santos e Vale, um dos oradores em destaque, abordou a questão do cruzamento entre a sustentabilidade e a eficiência, aludindo à importância (e urgência) dos Duo Trailers para uma melhor materialização dessa meta. 

«Nós temos a regulamentação mas o problema é que, depois, as diretivas não são aplicadas nos países de modo uniforme. Temos, por exemplo, o caso do Duo Trailer (um trator que puxa, com mais duas galeras): já existe na Suécia, já existe em Espanha (neste país, pelo menos há cerca de 5 anos e já existem mais de 1500 a operar)», introduziu Joaquim Vale, após interpelação do moderador, António Nabo Martins.

A urgência da adopção desta norma é, para Joaquim Vale, essencial: para aportar maiores índices de sustentabilidade, eficiência e rentabilidade ao transporte de mercadorias por rodovia; contudo, Portugal ainda não implementou a legislação: «Deste lado, parece existir uma espécie de muro, pois o IMT ainda não fez a aplicação da norma europeia – como consequência, nós não conseguimos operar Duo Trailers em Portugal».

Joaquim Vale, um dos participantes da mesa-redonda organizada pela APAT, lembrou a importância dos Euro Modulares, que, ao contrário de uma resistência inicial por se achar que iriam destruir as estradas, provaram ser eficientes e mais protetores da rodovia: «toda a gente sabe que quantos mais rodados houver na estrada, melhor se distribui a mercadoria e ajuda a não estragar tanto as estradas».

O administrador da Santos e Vale elencou ainda alguns problemas que vêm afetando o setor, como o envelhecimento e escassez de motoristas: «Existe uma dificuldade em contratar motoristas de pesados; é uma profissão que está em envelhecimento: a idade média dos motoristas em Portugal está acima dos 50 anos e todos os anos mais profissionais abandonam o setor, o que cria um problema muito grave», vincou.

Santos e Vale vem apostando numa operação mais sustentável

O responsável da Santos e Vale, que dividiu a mesa-redonda com Pedro Queimado (Kronolog Solutions), Bruno Silva (Medway), Manuela Patrício (APL) e Bruno Aires (TAP Air Cargo), lembrou que é vital acompanhar a legislação e aplicar as mudanças em tempo útil, agilizando uma evolução consonante com as necessidades do mercado, permitindo, no caso do Duo Trailer, «poupar recursos, combustível» e combater a escassez de motoristas. Joaquim Vale assinalou ainda que a Santos e Vale tem apostado intensamente em políticas de sustentabilidade, por via da «reformulação de frotas e optimização de rotas».

Foto: Santos e Vale

Ajude-nos a crescer