X




X

IP desenvolve projeto 'ScanCAT' com recurso à Inteligência Artificial

24 Jul
A Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver o projeto ScanCAT, que visa potenciar a utilização de tecnologias de IA na deteção de anomalias em isoladores de catenária com recurso a videografia.
Através de uma nota publicada no seu site oficial, a Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que se encontra a desenvolver um novo projeto - intitulado ScanCAT - que aposta nas potencilidades da Inteligência Artificial para detetar anomalias em isoladores de catenária.  
 
O projeto ScanCAT está a ser desenvolvido pela Direção da Rede Ferroviária (DRF) e conta com a «importante colaboração de várias unidades orgânicas da empresa», pode ler-se na nota. Segundo descreveu a Infraestruturas de Portugal (IP), o projeto «visa potenciar a utilização de tecnologias de inteligência artificial na deteção de anomalias em isoladores de catenária com recurso a videografia».

A fim de avaliar a viabilidade do projeto, a empresa pública que gere as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias nacionais, procedeu à «instalação de uma câmara de alta resolução, uma Sony RX1 RII, no veículo de inspeção das infraestruturas de Via e Catenária, denominado EM-120, nos momentos de levantamentos aero-fotogramétricos». A próxima etapa do ScanCAT passa por aproveitar a próxima campanha de inspeção com recurso à EM-120 para «criar uma base de dados composta por imagens de isoladores de catenária, de forma a alimentar a construção de um algoritmo de Inteligência Artificial que consegue detetar e avaliar o grau de deterioção dos isoladores de catenária».

Ajude-nos a crescer