O Ministro das Infraestruturas vincou que o governo está focado numa «política de mobilidade e logística assente na complementaridade entre modos de transporte, garantindo eficiência e competitividade».
Na recente visita à Plataforma Logística Lisboa Norte (PLLN), situada em Castanheira do Ribatejo, o Ministro das Infraestruturas, enfatizou a importância de um planeamento estratégico que integre as diferentes vertentes de transporte, em prol da eficiência logística - o tal pilar da Intermodalidade, que a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) defende há vários anos. «As infraestruturas só cumprem plenamente o seu papel quando pensadas de forma integrada», declarou Miguel Pinto Luz, na sequência da visita à plataforma ribatejana.
Da visão estratégia à Intermodalidade, das palavras aos atos
«Rodovia, ferrovia, portos e aeroportos não podem ser planeados isoladamente – exigem uma visão estratégica, articulada e orientada para resultados», acrescentou o governante, através de uma declaração disseminada pelas redes sociais. Ao fazer o balanço da visita à PLLN, Miguel Pinto Luz vincou que o governo encontra-se focado em promover uma «política de mobilidade e logística assente na complementaridade entre modos de transporte, garantindo eficiência, coesão territorial e competitividade económica».
«Não há aeroportos eficazes sem ligações ferroviárias robustas. Não há ferrovia eficiente sem redes rodoviárias que assegurem a distribuição de proximidade. E não há portos competitivos sem cadeias logísticas capazes de escoar mercadorias com rapidez e fiabilidade», reforçou o Ministro das Infraestruturas, indo assim ao encontro de uma filosofia que a APAT vem defendendo de forma acérrima há muitos anos - ou não fossem os seus associados, os Transitários, os grandes responsáveis por essa Intermodalidade.
«A visita à PLLN demonstra bem esta visão no terreno», afirmou o governante. Situada a 20 minutos de Lisboa, munida de «ligação ferroviária direta e proximidade ao aeroporto, e com acesso estruturante à A1, A10 e A9», a plataforma é «um nó logístico estratégico» que «representa um investimento relevante na modernização da cadeia logística nacional», vincou, deixando uma ambição para o futuro: «Reforçar a intermodalidade, valorizar o território e criar condições para um crescimento económico mais sustentável e competitivo».