X




X

APAT reuniu-se com a AMT para transmitir «preocupações» que afectam o sector transitário

20 Dez
Através de uma nota comunicacional breve, disseminada nas redes sociais, a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) revelou ter-se reunido, na passada Segunda-feira (dia 12 de Dezembro) com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). A associação colocou a AMT a par das suas preocupações sobre a actualidade do sector transitário, nomeadamente no que concerne ao transporte marítimo contentorizado.

A engenheira Ana Paula Vitorino (ex-ministra do Mar), que ocupa agora o cargo de presidente da AMT (tendo sucedido recentemente a João Carvalho), recebeu o Presidente da APAT, Paulo Paiva, e o Presidente Executivo da associação, António Nabo Martins. A reunião, adiantou a APAT, serviu para «dar conta de algumas preocupações do sector transitário, entre as quais, a situação relativa ao transporte marítimo de contentores com cada vez mais restrições e recusa de serviço em algumas companhias, em especial aos operadores logísticos».

Recorde-se que a APAT tem vindo a demonstrar-se bastante preocupada com a actualidade do sector logístico no pós-pandemia: a ressaca do pico do novo coronavírus expôs um comércio global assimétrico e, até agora, difícil de harmonizar. A escassez de contentores, o aumento galopante dos fretes marítimos, a concentração de poder por parte dos grandes armadores e a pressão colocada sobre os vários elos logísticos são temas centrais que vêm preocupando a associação de transitários – tópicos que foram aflorados durante o último congresso da APAT.
 
Fonte: Revista Cargo

Ajude-nos a crescer