X




X

CLECAT pede investigação ao shipping de contentores

23 Fev

A CLECAT pede uma investigação urgente da Comissão Europeia à actuação das companhias de transporte marítimo de contentores.

Numa carta enviada a Margrethe Vestager, a comissária europeia da Concorrência, a CLECAT (que agrupa associações de transitários e despachantes) pede que o Executivo comunitário utilize os seus poderes de
investigação para estabelecer o grau de concentração, consolidação, coordenação e cartelização nos mercados de serviços de transporte marítimo de contentores, a montante, e nos mercados dos serviços de transporte de mercadorias, a jusante.
 
Em especial, a Comissão Europeia é exortada a investigar os elevados preços praticados pelas companhias de navegação, sem qualquer correspondência na subida dos seus custos, de acordo com a CLECAT, que terão gerados lucros globais superiores a 200 mil milhões de dólares em plena crise de Covid-19.
 
Para além dos efeitos na inflação e no aumento do custo de vida na Europa, a CLECAT alerta para as companhias estão a utilizar os lucros avultados para integrar verticalmente as operações a jusante e expulsar os transitários independentes do mercado.
 
Na mira da associação continua a isenção das regras da Concorrência outorgada pela União Europeia às alianças de companhias de navegação (Regulamento de Isenção por Blocos de Consórcios (CBER)).
 
«Lamentamos que a Comissão tenha ignorado até agora as mensagens importantes de muitas partes interessadas que dependem de uma cadeia de abastecimento logístico saudável de contentores marítimos. A CLECAT continua a exigir novas regras do jogo, com mais governação e supervisão das transportadoras de acordo com as regras normais de concorrência, para que as transportadoras e os reencaminhadores possam trabalhar em conjunto para prestar o melhor serviço possível aos carregadores, sem que nenhuma das
partes tenha uma vantagem injusta, ou tentar usar essa vantagem para expulsar a outra do negócio”, sublinhou Nicolette Van der Jacgt, secretária-geral da CLECAT, citada em comunicado emitido a propósito.
 
Fonte: Transportes & Negócios
Fonte fotográfica: Transportes & Negócios
 

Ajude-nos a crescer