Os dados mais recentes da
Transporeon indicam que a fragilidade da procura conduziu a uma maior capacidade disponível no que diz respeito ao transporte rodoviário de mercadorias no continente europeu. A consequência direta é uma gradual descida do preço do frete, concluiu a consultora internacional, especializada no segmento do transporte de cargas.
Segundo a Transporeon, a capacidade disponível, no que concerne ao transporte rodoviário europeu, subiu, em Março passado, +22,7% face ao ano transacto; a análise levada a cabo pela consultora revela ainda que, por arrasto, o preço do transporte, especialmente o referente a operações avulsas (no mercado
spot, sem contratualização), sofreu uma descida significativa.
Neste mercado específico foi registada uma descida das tarifas na ordem dos-18,2% face a Março de 2022; no que toca aos números do primeiro trimestre de 2023, denota-se uma descida homóloga de -11,8%. Se olharmos, contudo, para as contratualizações fixas no transporte rodoviário europeu, verificamos que a descida do frete, do último trimestre de 2022 para o primeiro, se fixou nuns ténues -0,2%. Além disso, regista-se, até, uma subida (+9,6%) neste capítulo, se compararmos o primeiro trimestre atual com o de 2022.
Tendo em conta estas tendências, registam-se crescentes tensões entre os operadores com menor escala, abrangência territorial e poderio financeiro, o que vem provocando expectativas quanto às estratégias a seguir por este segmento de companhias. Ao mesmo tempo, na óptica dos carregadores, um mercado tendencialmente mais acessível em termos de preços (maior oferta) permite esperar uma procura cada vez mais intensa no decorrer deste primeiro semestre, à medida que os contratos são revistos e adequados a novos contextos.